como avançar a sua agenda via Twitter

O vídeo político mais visto no Twitter e número 41 entre todos os vídeos jamais vistos na plataforma é um da Deputada Federal Alexandria Ocasio-Cortez, deputada por Nova York em seu primeiro mandato. O tema: a reforma do sistema de financiamento eleitoral! Foram 40 milhões de visualizações. Nada de cachorrinhos fofos ou gamers, mas uma audiência pública no Congresso Americano. 40 milhões é sinal dos tempos. Sinal de que a sociedade está mais do que disposta a se informar e participar do processo democrático (além de votar a cada dois anos). É só saber se conectar com ela.

E isso Ocasio-Cortez faz com a maior naturalidade. Além de profundamente dominar a mídia social, AOC — como é conhecida a mais jovem mulher já eleita ao Congresso Americano — passa uma imagem humana e autêntica. Desde de que venceu a primária no seu distrito ela passou a ser a cara da nova geração Democrata, representando a ala mais a esquerda do Partido. E com 3.7 milhões de seguidores no Twitter seu raio de influência se estende para bem além do Congresso Americano.

O vídeo, gravado na Comissão de Fiscalização e Reforma da Câmara e editado pelo site de notícias NowThis News, dura pouco mais do que 5 minutos. Nele, AOC constrói seu argumento passo a passo usando perguntas simples e intuitivas. Aos especialistas ela demanda pouco mais do que respostas na forma de sim e não. Segue uma das perguntas: “Existe algo que me impede de ter ações (na bolsa de valores) de empresas de petróleo e gás e depois redigir uma lei para desregulamentar a indústria, o que poderia potencialmente levar as ações a subirem e acumular muito dinheiro?”

Com um tom levemente sarcástico, na medida certa, e uma boa dose de criatividade (o que não é fácil numa audiência pública) AOC não deixa a mínima dúvida para quem assiste ao vídeo: o sistema de financiamento eleitoral americano deixa as portas escancaradas ao conflito de interesse e atitudes anti éticas daqueles que foram eleitos. E mesmo que esta não seja uma avaliação unânime entre os experts, a marca de 40 milhões de visualizações é uma ótima notícia para o projeto de Lei HR1 — que lida com o financiamento de campanhas, a ética e os direitos dos eleitores. O consenso atual é o de que o PL será aprovado na Câmara dos Deputados — que desde janeiro tem maioria Democrata — mas que seu destino no Senado, controlado pelos Republicanos, é bem mais incerto.

O vídeo político número 2 no Twitter (com a metade do número de visualizações) pertence ao também Democrata Beto O’Rourke, ex-deputado que concorreu nas últimas eleições ao Senado do Texas, perdendo por uma pequena margem. Nele, Beto O’Rourke responde a uma pergunta de um eleitor durante uma reunião tipo townhall. O eleitor queria saber qual era a posição do ex-deputado em relação aos jogadores de futebol americano que se ajoelhavam durante a execução do hino nacional em protesto à brutalidade policial cometida contra jovens afro americanos. O assunto passou a ser altamente polêmico após ter sido politizado pelo Presidente Trump. A resposta de O’Rourke foi articulada, inteligente e franca — nada de meias respostas — e com 1.23 milhões de seguidores no Twitter ele também conta com uma boa base para disseminar a sua mensagem.

Mesmo com estilos diferentes, Ocasio-Cortez e O’Rourke souberam se conectar com a sociedade via a mídia social, tornando-se maiores do que seus redutos eleitorais. E da mesma maneira que o Presidente Trump, com seus 58.3 milhões de seguidores no Twitter, usa a plataforma para direcionar o debate e definir a agenda do país, AOC usa Twitter e Instagram para levar a sua visão à sociedade. Cada qual entendeu que a comunicação com a sociedade via a mídia social é meio caminho andado para avançar sua agenda política.   

 

5 comentários em “como avançar a sua agenda via Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s